Páginas

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A importância de se manter hidratado no Esporte!



Nosso corpo é composto de 60% de água, nos músculos esse índice sobe para 75%. A água é de extrema importância para o nosso corpo, ela da forma e compõe a estrutura das celulas, regula a temperatura e auxilia no transporte de oxigênio e nutrientes.
Quando estamos praticando uma atividade física essa importância se torna mais evidente, nosso corpo elimina uma grande quantidade desse líquido através do suor.

Para termos uma base da quantidade de água perdida, segundo especialistas, perdemos até 2.300ml de água em um dia. Em temperaturas mais elevadas pode chegar a 3.300ml.

A importância da hidratação correta durante uma pratica esportiva garante um bom desempenho mantendo o corpo saudável e evitando todo o tipo de lesões e até doenças mais graves.

A desidratação é classificada como a perda de água do corpo podendo ser ocasionada por diversos fatores, como a intensidade e duração de exercícios físicos, o clima e até o tipo de roupa utilizada durante a pratica.


No ciclismo temos diversos meios de hidratação, desde de mochilas hydropack, caramanholas simples e caramanholas térmicas. Cada meio com sua particularidade, como por exemplo em uma pratica de all mountain, quando você fica muito tempo dentro de uma trilha o Hydropack vem afim de facilitar a sua hidratação e auxilia na quantidade de água que você levar. 

Mochila de hidratação 

Por se tratar de uma mochila com um reservatório de aguá, você pode levar além da água ferramentas e itens necessários para o seu pedal. É comum o uso de caramanholas nessa pratica também. 


Quando passamos tempo demais na estrada, quando no caso de bikes de ciclismo, Speed, o hydropack se torna desconfortável e inviável. Perdemos aerodinâmica e passamos tempo demais ao sol, sem sombras diferente de quando estamos numa trilha. Aqui utilizamos a caramanhola com muito mais frequência. Quando falamos em caramanhola temos dois modelos hoje disponíveis no mercado, a caramanhola comum e a caramanhola térmica. A comum como o próprio nome diz não oferece nenhuma forma de refrigeração, não conseguimos manter o liquido gelado por muito tempo, mas mesmo assim é muito utilizada por praticantes do esporte. 

Caramanhola Térmica Elite Nanogelite 500ml 

Já a Caramanhola térmica mantem o liquido por mais tempo gelado. Como por exemplo a Caramanhola Térmica Elite Nanogelite 500ml foi uma das que utilizamos para testar por quanto tempo o liquido se mantinha gelado. O fabricante informa que a Elite Nanogelite de 500ml. mantem o liquido gelado por até 4 horas, fizemos o teste em um dia de sol dentro do horario das 9hs às 11h30 no calor de 34º e o liquido se manteve gelado por todo o pedal como informado no produto. Importante ressaltar aqui que o liquido não foi "congelado" nem utilizado pedras de gelo ou algo semelhante, foi apenas colocado gelado dentro da caramanhola e a mesma manteve gelado ao longo do trajeto 

Aqui estamos citando apenas um exemplo dos diversos modelos que existem no mercado. No site da Bike Point você encontra diversos modelos de caramanhola, tanto normais como termicas alem das mochilas de hidratação! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário