Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Capacete, seu primeiro item de segurança na Bike!



Cada esporte tem seus itens de segurança, mas em muitos esportes o capacete se faz presente. O Capacete é o item de segurança básico, provavelmente é o primeiro item que você compra na compra de uma bike. No trânsito o capacete representa que o ciclista se protege, que leva sério o ato de pedalar, que esta apto a transitar na via, por mais que o capacete não seja um item obrigatório dentro das leis de trânsito. Quando um motorista olha um ciclista de capacete, já tem um sinal de respeito, o ciclista sinaliza que está se protegendo. Mas o capacete não é utilizado apenas no transito, o capacete é um item de segurança do dia-a-dia do ciclista, você pode estar pedalando nas estradas mais calmas ainda assim o capacete é um item primordial para a sua segurança. Andar sem capacete é uma imprudência, não importa o passeio, pegou a Bike para pedalar o capacete é o seu primeiro item de segurança. 

 photo Tipos de Capacete_zpsw0zbynzx.jpg 

Hoje no mercado são inúmeros os modelos e marcas de capacete, podem ser divididos por modalidade. No Downhill por exemplo temos o capacete fechado que pretege o rosto todo inclusive os dentes pensando nos usos extremos, no BMX temos um capacete meio fechado e com poucas aberturas que protegem as orelhas e a nuca, os de contra-relgio que tem um formato bem aerodinâmico em gota. Já no Mountain Bike e na Speed (Road) temos capacete para cada categoria, mais ainda assim temos capacetes que transitam entre essas duas categorias. Os materiais são os mais diversos, desde EPS (Poliestireno Expandido), que é muito semelhante ao isopor até os mais recentes feitos com partes em carbono. 

O importante é ressaltar que o capacete é como uma roupa, ele tem um tamanho especifico para cada cabeça, o ideal é você provar o capacete antes de comprar. Lembrando que o capacete tem ajustes finos, não basta “servir”, ele tem que ficar justo na sua cabeça, você não vai querer pedalar com um capacete vibrando gerando um desconforto. 

O Edu Capivara posta vídeos frequentemente no canal Pedaleria no Youtube, e hoje vamos aproveitar algumas dicas dele de como ajustar o capacete: 



Agora que já falamos da importância do capacete e sobre seus diferentes modelos vamos falar especificamente de alguns modelos de capacete, uma conversa mais profunda em alguns modelos disponíveis. 

Capacete Specialized Evade 

 photo specialized-s-works-evade-o_zpsyrub1kd1.jpg 

Na atual guerra por aerodinâmica a Specialized lançou o Evade, o capacete se apresenta com uma configuração de entrada de ar diferente dos capacetes convencionais. É um tipo de capacete que é melhor aproveitando quando o pedal tem uma pegada mais constante, suas entrada favorecem o arrefecimento em velocidades mais altas. Esse é um capacete Speed (Road). 

Capacete Giro Synthe 

 photo Giro_H_Synthe_RedMatteBlack_Profile_MIPS_zpsppv4tmbo.jpg 

O Synthe é o top quando se refere a desenho de um capacete de estrada, ele oferece uma potência impressionante de arrefecimento, peso mínimo, ajuste supremo e eficiência aerodinâmica. É uma verdadeira síntese de tudo. 
A diferença é clara no túnel vento, o teste revela que o Synthe é quase tão eficiente quanto os mais rápidos capacetes de contra-relógio. Os maiores atributos do Synthe são o conforto e ventilação. Você vai encontrar o nosso sistema de ajuste Roc Loc Air permitindo o fluxo de ar passe livremente sobre sua cabeça. Potência de arrefecimento é ainda mais impulsionado pela elaborada canalização interna e uma série de aberturas enormes; o Synthe estabelece um novo conceito para ventilação. 
Você não precisa mais escolher entre aerodinâmica e de refrigeração, com o Synthe você tem tudo, tudo embrulhado em uma silhueta compacta e elegante. 

Capacete Giro Aeon 

 photo giro-aeon-helmet_zpslwg0tqs9.jpg 

Aqui temos um capacete que citamos acima ao longo do texto, um capacete que transita em diversas modalidades. 
Modelo top de linha Giro de ciclismo competitivo (Road/MTB/Triathlon) que combina o padrão de ventilação do antigo modelo Ionos (um dos best-sellers da marca) à leveza do antigo modelo Prolight. O Aeon é talvez o capacete mais avançado do mundo e a escolha de estrelas como Cadel Evans e Julien Absalon, agora em cor nova para a temporada 2014. 

É construído com base na tecnologia In-Mold em fibra de carbono e possui 24 aberturas para uma perfeita ventilação da cabeça. Seu sistema de fixação Roc Loc 5 torna a colocação e retirada do capacete extremamente rápidas. 

Aqui citamos alguns modelos de capacete disponíveis na Bike Point e existem muitos outros, clique aqui e confira outros modelos! Aproveitamos para deixar algumas dicas de como lavar corretamente o seu capacete também pelo bike repórter Edu Capivara! Gostou da matéria? Não deixe de conferir uma conversa sobre hidratação no ciclismo clicando aqui! 

Nossa próxima conversa vai ser sobre Óculos, fiquem ligados! 



 photo Virgula Audax 200km_zpsfylausb0.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário