Podem os mestres dos guidões, mesas e canotes de selim fabricar uma roda? Depois de mais de 50 anos no ramo de componentes de bicicletas, a 3T selecionou alguns recursos de topo de linha e adicionou seus próprios toques originais para criar as rodas Mercurio 60 Limited.
Já se passou um pouco mais de meio século desde que Mario Dedionggi criou a empresa Turin Tube Technology depois de trabalhar por uma década na Ambrosio. Com sua mente voltada para competições e um conhecimento de metais, essa mudança fez sentido, uma vez que ele também entendia que a safra atual de equipamento de competição em aço na época provavelmente poderia ficar mais leve, ao mesmo tempo mantendo a resistência e a rigidez adequadas com relação ao ciclismo.
Nem é preciso dizer que seu pensamento estava correto e a popularidade e a demanda vieram em seguida.
Também foi por volta dessa época que o nome mudou de Tecnologia del Tubo Torinese para 3TTT, e então (depois de um erro de um funcionário) a empresa se tornou 3T.
Agora localizada em Brembate, Bergamo, Itália, ainda produz excelentes guidões, mesas e canotes de selim, mas recentemente adicionou espaço
Para a nova linha, incluindo as rodas desta avaliação, a Mercurio 60 Limited.
É necessário apenas uma fração de segundo para ver algumas características que destacam o design da 3T da maioria dos concorrentes
Falaremos sobre os cubos mais adiante, mas o destaque especial para a maioria das pessoas que vê estas rodas pela primeira vez, é que a montagem dos raios no aro, diferente de qualquer outra no mercado.
A 3T tinha algumas metas em mente ao desenvolver uma roda queria um sistema total que fosse pelo menos tão forte quanto o atual líder da categoria e desejava reduzir o peso no aro, se possível.
Com isso em mente, analisou o que a maioria das empresas estava fazendo, que era montar o equipamento em um furo perfurado direto no ápice da curva interna do aro
Como se pode ver abaixo, a solução da 3T é muito diferente.
É possível discutir que parte desse design fornece o maior benefício, mas, como se pode ver, o design da 3T tem alguns pontos interessantes:
-Eliminou ferragens no aro.
-Eliminou o rosqueamento do raio.
-E meu ponto favorito é que a 3T afastou a tensão de um ponto muito pequeno na base do leito do aro e a distribuiu sobre uma área várias vezes maior. Talvez ainda mais importante é que essa carga agora está puxando em linha com a fibra de carbono, em vez de perfurar um furo através dela e então aplicar carga lateral a esse furo.
Há algumas outras vantagens dessa posição deslocada/lateral dos raios.
Esse espaçamento também permite que os raios não precisem cruzar e curvar-se levemente sobre o lado de tração da roda traseira. Isso começa no cubo, onde os raios são levemente espaçados.
Esse espaço é mantido novamente quando os raios cruzam, eliminando o atrito e o leve encurvamento que geralmente ocorre.
Esse caminho reto e ininterrupto segue até o aro, onde os bolsos de carbono permitem que o raio assente diretamente em linha com o cubo para o alinhamento mais reto possível.
O lado de tração do cubo tem nipples com uma superfície levemente arredondada para também permitir o raio mais reto possível.
O cubo traseiro como um todo é um caso limpo. Alguns reconhecerão o design, uma vez que a 3T analisou muitas versões de cubo, incluindo projetar o próprio, e escolheu, em vez disso, licenciar alguns dos principais recursos para a sua produção. Alguns podem reconhecer o cubo traseiro como algo de Cane Creek (que eram fabricantes fantásticos).
A maneira como o cubo trata os raios é um ajuste natural para o design de aro/bolso, mas esse não é o único recurso complexo que a 3T decidiu usar.
Outra inclusão fantástica para o consumidor proprietário de várias bicicletas é o Free Hub Multisys da Edco. Na verdade, esse é provavelmente um design ainda melhor para lojas de bicicletas que apenas precisam se estocar uma roda para Shimano-SRAM-Campagnolo de 10 (com espaçador) ou 11 velocidades (também é ótimo para avaliadores de bicicletas com muitas bicicletas e grupos de peças).
Há um ponto de montagem para SRAM Shimano
Toda empresa de rodas deveria estar fazendo esse sistema múltiplo (ou algo semelhante), sem exceção.
O cubo dianteiro da 3T é bastante prático também. É um belo design limpo com nipples internos de borda arredondada.
Do outro lado do espectro da velocidade, a 3T investiu em desacelerar também. A tecnologia de frenagem dessas rodas foi atualizada além de uma simples resina de alta temperatura e superfície lisa.
A 3T contratou Richard McAinsh (anteriormente com a equipe de F1 da Ferrari e agora em Verve Cycling) durante as fases de projeto e construção dessas rodas e ele trouxe algumas ideias normalmente não incluídas em bicicletas.
Com relação a frenagem, Richard trouxe uma técnica chamada de véu de superfície. Isso significa que há outro material moldado diretamente com/sobre o carbono que é uma malha (os véus na Fórmula 1 podem servir a várias funções, distribuição de calor/resistência na suspensão e ao redor do escape, resistência a impacto ou desgastes nas abas e suspensão, detalhe elevado fino para aerodinâmica, etc). No caso das rodas, os véus ficam bem embutidos na superfície e misturam-se com a resina de alta temperatura para criar uma estrutura diferente que adiciona alguma dimensão à pista de frenagem enquanto também adiciona durabilidade de prazo mais longo.
A 3T tem as próprias pastilhas de freio e elas funcionam bem. Ainda, preciso admitir que essas rodas funcionam bem com algumas pastilhas específicas de carbono da Swisstop, bem como algumas pastilhas de outros fabricantes.
Frenar agora com a maioria das rodas de carbono de topo de linha é MUITO melhor do que há cinco anos. Tanto que a maioria dos freios das rodas não lembra mais modelos antigos (embora haja alguns aros baratos "diretos de fábrica" com um péssimo desempenho).
É claro, a principal prioridade da maioria das pessoas ao comprar uma roda de carbono de perfil alto é o desempenho (e os benefícios de aerodinâmica e peso), e a 3T colocou algumas versões diferentes dessa roda em teste durante o desenvolvimento.
Agora, é preciso dizer (e todos sabemos) que vários fabricantes de rodas chegaram a conclusões de forma similares em um período bastante curto, e a 3T tem uma forma similar a alguns outros perfis que são amplamente considerados como tendo um desempenho melhor e sendo líderes de mercado.
Embora provavelmente ficará a critério dos tribunais decidir (ou do público geral com o seu dinheiro), se todos estavam coincidentemente desenvolvendo de maneira similar, algo que parece verdade é que ter o aro interno (em direção ao cubo) arredondado moldado de modo similar à borda externa (lado do pneu tubular) leva a um bom desempenho.
O Mercurio tem um perfil interno bastante arredondado.
Um pouco de fita amarela ajuda a ver a forma arredondada
Ande nelas
Apenas para tirar do caminho, essas rodas parecem manter velocidade de modo competitivo com as melhores rodas aero da categoria.
Observei-as no túnel de vento e posso dizer que seus números são competitivos com perfis similares aos dos principais concorrentes (mas como não era um teste da 3T, os números precisam ficar na minha cabeça, não podendo ser impressos). Elas são competitivas com as rodas mais rápidas oferecidas no momento.
E não há prejuízo com os bolsos dos raios. Coloque uma fita se desejar, mas estará apenas adicionando peso.
A Mercurio 60 LTD também tem bom desempenho em ventos cruzados. Essa forma está mostrando repetidamente ser muito mais amigável a vento cruzado que rodas com aros de formato pontiagudo (forma de V).
Sim, rodas de perfil alto capturam mais vento lateral que aros baixos, mas ser atingido por um vento cruzado não me incomoda tanto ultimamente quanto nos velhos tempos de rodas de perfil alto em forma de V. Pode ser que seja apenas eu tendo sorte nos últimos anos com as condições de vento, mas acho que não... As novas formas arredondadas são simplesmente melhores que seus antigos irmãos.
Eu deveria pegar um conjunto de antigas rodas Reynolds e sair em um dia ventoso junto com elas na próxima vez, vou pensar sobre isso, mas quatro túneis sugerem que os dados contam a mesma história de que a nova forma é melhor.
O 3T Mercurio 60 LTD tem uma boa sensação do pavimento, mas não sólida demais que possa parecer dura.
Eu honestamente teria pensado que essas rodas seriam muito duras dada a retilineidade dos raios (além do perfil alto de carbono e os raios relativamente curtos devido ao aro profundo e as flanges altas do cubo).
Eu falei com Richard McAinsh por uma hora na Interbike e quase 52 minutos dessa conversa foram sobre a F1, ele mencionou que a disposição que estavam fazendo fez a diferença de duas maneiras
Primeiro, a disposição em linha (colocando algumas fibras de carbono em linha com a tensão do aro) para os bolsos do aro eram REALMENTE fortes (e na verdade muito fáceis de fazer).
Em segundo, ele pensou que, devido aos bolsos do aro, poderiam colocar o restante do aro para permitir um pouco mais de movimento/deflexão que o normalmente encontrado em rodas de carbono de perfil alto. Isso ocorre porque as rodas normais precisam de muito material colocado em uma deflexão não tão amigável para reforçar os nipples e a perfuração do furo do raio.
[Foi essa conversa sobre deflexão que nos levou a curvar as abas aerodinâmicas na F1 que cumpririam os regulamentos em parc ferme, mas fazem um trabalho totalmente diferente de 80-120 e potencialmente nivelam novamente para alta velocidade... e lá se foi o tempo].
Em qualquer caso, essas rodas são bastante confortáveis. Mais do que os outros três jogos de rodas de perfil 60mm disponíveis para teste. E os outros três conjuntos são de fabricantes de rodas de alto nível...
A Mercurio 60 LTD não é apenas melhor "dia e noite", mas com os mesmos pneus e pressões de pneu (e bicicletas), a Mercurio 60 LTD é o conjunto de rodas mais suave.
Também é muito responsiva ao comando do pedal.
Parte da responsividade se resume ao peso e ao conjunto testado estar abaixo das 1.410 gramas. Isso é mais leve que alguns dos principais concorrentes e 15 gramas abaixo do peso anunciado da 3T. E embora eu não tenha cortado a roda em pedaços, a 3T está eliminando o peso do nipple e tornando a estrutura do aro geral mais leve tratando a carga de maneira diferente; faz sentido reduzir o peso no aro.
Outra parte da responsividade do conjunto de rodas é a rigidez, e a Mercurio é competitiva dentro da categoria. Não são as mais rígidas, mas estão entre elas e são adequadas para a maioria dos competidores razoáveis.
Eu pensava, dado o design que permite raios mais retos e o design de bolso de raio, que elas seriam potencialmente mais rígidas/duras. A 3T decidiu, de maneira semelhante à Zipp, Hed e alguns outros, que o desempenho total, sensação e durabilidade devem ser considerados, bem como a rigidez. Esse é um pensamento inteligente, na verdade.
Alguns de vocês leem muita bobagem em salas de bate-papo sobre rodas, e uma das sugestões mais valorizadas em excesso é que as rodas de topo de linha precisam ser as "muito rígidas". Quase sempre as pessoas dizem que não tem ideia de quão rígidas as novas rodas são ou quão mais (ou menos) rígidas as rodas antigas eram, só para começar, então é bom quando uma empresa testa suas rodas e as constrói para desempenho na estrada, em vez de desempenho on-line.
A Mercurio 60 LTD é a primeira roda da 3T (ela agora tem vários modelos em tubular e clincher) e fica lado a lado em uma arena de vários competidores de nível mundial/classe mundial. Pode-se argumentar que a rolagem é mais suave com aerodinâmica e desempenho total competitivos e adiciona alguns recursos de design genuinamente novos que fazem muito sentido.
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