Páginas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


O VÔO DE MARICOTA

Aos seis anos de idade foi onde tudo começou, ela mostrou o desejo que queria aprender a pedalar de verdade, andar sem rodinhas.

O mais importante antes de começar é escolher uma bicicleta do tamanho apropriado à idade da criança e que o selim esteja adequado à sua altura para que ela consiga alcançar os pés no chão quando estiver de pé e com a bike entre as pernas. Os joelhos e cotovelos bem protegidos com equipamentos apropriados e um capacete. Também é importante escolher um local onde a criança conheça, ela vai se sentir mais segura e acolhida.

Antes de começar com as aulas práticas conversar com a criança sobre coisas simples, incentivando-a se algo de errado vier acontecer durante as aulas, como por exemplo: “se cair, não há problemas, é assim que se aprende.” Colocando a criança de volta para cima da bicicleta. Em dia de aprendizado, é bom não voltar para casa com lembranças ruins, isso seria um desestímulo grande para ela, então, sempre tentar novamente, enfrentando e se desfazendo do trauma.

Pedalar uma bicicleta é aprender a se equilibrar. O equilíbrio é algo pessoal, tanto que podemos dizer que cada um de nós tem o seu. Primeiro é preciso encontrá-lo sobre as duas rodas, para depois pedalar.

A bicicleta é uma ferramenta linda de aprendizado do equilíbrio. É importante que a criança tenha durante o seu processo de educação a oportunidade e a capacidade de exercitar possibilidades que levem ao domínio do equilíbrio e, conseqüentemente, do movimento.

A criança passa a ter o controle de seus movimentos sobre uma máquina que lhe dá pequenos super poderes, como acessar espaços e lugares rapidamente e sem pôr os pés no chão.

Em cima de uma bicicleta, a criança sabe que é preciso prestar atenção para não machucar a si própria nem ao ambiente, tampouco pedestres e ciclistas. Isso é uma ferramenta poderosa para a vida em sociedade. ”Significa incorporar presença, organização e cuidado em seus gestos.”
Muita gente não se esquece nunca do momento e da sensação de pedalar pela primeira vez, porque é uma conquista.

É maravilhoso aprender a pedalar uma bicicleta. Mas é também bem especial poder ensinar alguém a pedalar. O pai ou mãe ou irmão ou amigo, ao dedicar um tempo para ensinar algo a uma criança, está lhe dando a sua presença, segurança, apoio, compreensão.

Mais que palavras, para os pequenos são nossos gestos que fazem sentido, que são apreendidos e ficam guardadinhos na memória por anos e anos, ajudando a definir o adulto que serão no futuro.

A bicicleta é então uma ferramenta para se conquistar muita coisa: equilíbrio, movimento, controle de si, cuidado com o outro, confiança. E mais: aprender a olhar a cidade, se relacionar com ela e seus espaços em outra perspectiva. Aprender isso desde pequeno pode determinar outra relação com a vida.

PRONTO... foi de primeira, Maria saiu pedalando pela pracinha. Maricota aprendeu a se movimentar em duas rodas. Essa notícia foi comemorada por todos da família. Foi lindo vê-la voando livre em sua bicicletinha...

COMEMORE ......... FELIZ DIAS DAS CRIANÇAS !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário