Páginas

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Freios FSA K-Force disco hidráulico



A um tempo atrás já havíamos apresentado essa inovação da FSA porem sem muito dos detalhes que vamos estar mencionando agora. A FSA a um tempo vem trabalhando no desenvolvimento do seu primeiro kit de freio a disco hidráulico chamado K-Force (Race) e Afterbuner (Trail). Mas o que leva uma marca a entrar em uma nova categoria de produtos onde já temos tantas marcas concorrentes? O diferencial é que a FSA acredita que pode fazer melhor e inovar nesse segmento e as primeiras impressões mostram que eles podem estar certos. O sistema à base de óleo mineral depende de grandes pistões de 22mm alojados em pinças de alumínio que então ligados as maçanetas de freio de Carbono. Nesse momento não vamos nos pegar aos detalhes de manutenção porem visualmente vai ser uma manutenção de fácil acesso semelhante ao que conhecemos ao da Avid hoje.







A montagem dele no guidão ficou diferente, podemos colocar ele antes do passador, diferente dos concorrentes hoje trabalha com o passador e depois a maçaneta de freio, isso graças a alavanca da FSA ser mais longa. Uma das grandes novidades é o setup fino que pode ser feito com o regulador na própria maçaneta, possibilitando uma melhor ergonomia.

As pastilhas de freio são semelhantes as da Shimano XTR, e são fixadas por um parafuso Allen e um grampo de segurança.
O peso ficou nas 401 gramas para as maçanetas/pinças sem os discos, quantos aos discos pesam 102g no modelo de 160mm (esse peso é o de cada unidade) e 157g para discos de 180mm. O Peso total do sistema ficou em 667g.
Nas primeiras impressões ficam um freio poderoso, mantendo simplicidade e facilidade de configuração. A primeira vista todos os componentes são super reforçados e mostram que vão ter um longo tempo de vida útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário