Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A crescente do ciclismo veneziano Bike Point



É cada vez mais comum encontrar grupos de ciclistas pelas estradas de Nova Veneza. Muitos praticam apenas como lazer ou meio de locomoção, utilizando o cicloturismo para conhecer as belezas do município e da região. Porém, o esporte de alto rendimento vem ganhando destaque, com um forte trabalho de base e com novos talentos sendo descobertos. 

O técnico da equipe da FME de Criciúma, Gustavo Freitas, o Maninho, mora no Caravaggio e já conta com uma equipe de treinamento, com atletas de 10 a 15 anos. Quase todos os dias eles se reúnem para o treino, que conta com todo o planejamento adequado, assim como o equipamento necessário para o desenvolvimento ideal da atividade. 

O grupo tem sete integrantes, mas segundo o treinador, o número não é maior pela falta de equipamentos, que ainda não têm preços tão acessíveis. “Tem muita gente interessada, mas sem uma bicicleta prepara e sem os acessórios de segurança, fica difícil. Consigo emprestar para alguns, mas são poucos. Um dia, a Lígia (ciclista) passou em apenas uma sala de aula e no outro dia apareceram mais de 10. Infelizmente, não teve como agregar todos”, comenta. 


 Em pouco tempo de ciclismo, Ligia já coleciona medalhas importantes. 

O roteiro conta com as localidades do município e também com as cidades vizinhas. “Temos lugares paradisíacos, com um ambiente muito bom e com estradas em boas condições para pedalar. Além disso, é uma prática muito saudável, que ganha cada vez mais adeptos. Percebemos um crescimento constante”, ressalta o técnico. 

Os resultados aparecem 

De acordo com Maninho, as pessoas de Nova Veneza contam com peculiaridades e facilitam a prática do ciclismo e o esporte de rendimento. “Aqui, parece que os pais e também os jovens têm uma força maior para enfrentar as adversidades. Não se abalam tão fácil com o calor, com o cansaço e com os obstáculos. É uma terra que tem ainda pode oferecer bons frutos para o esporte”, comenta. Os resultados já estão aparecendo. Ligia Milanez Venturini (15) e Marco Antonio Mondardo Milanez (13) representam Criciúma nas competições de alto nível e vêm somando medalhas importantes. Ambos já contam com marcas importantes em eventos estaduais e nacionais. 

A atleta, por exemplo, em apenas três anos de ciclismo, já coleciona cerca de 20 medalhas das principais competições de Santa Catarina e do Brasil. Exemplo que serve de inspiração para os mais novos, José (10), Lucas (12), João Vitor (13) e João Marcos (13).


Nenhum comentário:

Postar um comentário