O quinteto formado por Criciúma para os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) mostrou a força no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country (XCO), promovido neste domingo (21), em Juiz de Fora (MG). Em grande fase, o atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME)/Hidrorepell Tintas/Bike Point Erick Bruske venceu a prova na categoria juvenil (até 16 anos). Henrique Avancini (Caloi Team), desde 2007 competindo pela cidade, faturou o título na elite.
O trajeto montado no Hotel Green Hill exigiu força e técnica dos competidores. O time de Criciúma para os JASC ainda conseguiu o quarto lugar na categoria sub-23, com Nícolas Sessler (Caloi Team) e os sextos lugares de Brunno Sampaio entre os atletas da júnior e Daniel Zoia (Specialized Team) na elite.
Descobrir, preparar e promover atletas para o cenário nacional e até mundial consiste a missão da equipe de Criciúma. A camisa da FME/Hidrorepell Tintas/Bike Point atualmente veste ciclistas de até 18 anos dos diferentes tipos de provas da modalidade.
Muitos dos que fazem as categorias de base voltam para defender o município nos JASC. “Temos um grande perante os times de Santa Catarina, tanto na estrada, como BMX e também mountain bike, tratando-se de revelação de atletas. O grupo conseguiu um excelente resultado, mostrando que está se colhendo o que se plantou lá atrás”, acredita o técnico Gustavo Freitas.
Em uma sequência impecável, Erick Bruske coleciona medalhas ao longo de 2013.
O currículo o credencia como um dos favoritos do mountain bike nos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) e um candidato a surpreender nos Joguinhos Abertos. “Daqui a pouco ele vai ocupar o lugar do Henrique (Avancini), que treinou anos conosco e este ano ganhou competição na Europa, ficou em terceiro lugar no Panamericano e agora venceu o Brasileiro.
Com a cabeça no lugar focada nos treinos, é esperar o tempo passar para isso acontecer”, confia o orgulhoso técnico.
Caça a novos talentos
Santa Catarina historicamente se destaca no cenário nacional pelo alto nível do ciclismo e por produzir atletas de nível olímpico como Marcio May, Daniel Rogelin e Murilo Fischer. Apostando na possibilidade de encontrar novas caras, Freitas viaja nesta semana a São Miguel do Oeste para acompanhar as provas dos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC). Para a competição, ele leva quatro atletas, mas não esconde a segunda intenção de garimpar talentos entre os meninos e meninas de 12 a 14 anos.
Marco Antônio Milanez, João Vitor, Greicy Fidélis e Mariana Pereira compõem o quarteto levado por Criciúma aos JESC. Freitas conta que não sabe o que esperar desta competição.
“A maioria dos municípios, por carência de recursos, não consegue levar os atletas dessa idade para correr o Campeonato Estadual. Por isso dá pra dizer que é um campo obscuro, sem referência. Nunca vi esses meninos em competição”, explica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário