Páginas

terça-feira, 29 de março de 2016

Festival Shimano! O surgimento do STI - Shimano Total Integration

Um exemplo de questionamento da shimano a respeito de segurança, foi o caso quando o sr. Keizo Shimano percebeu o risco e perda de desempenho dos ciclistas para faziam as mudanças de marcha em subidas – pois muitos pedalavam em pé – quando acompanhava uma das etapas do Giro d’Italia, solicitou aos engenheiros da Shimano uma solução para troca de marcha sem a necessidade de se tirar as mãos do guidão. Foi então desenvolvido o STI: Shimano Total Integration.


Sean Kelly usando Speed com as alavancas de marcha no quadro.

Diante dessa dificuldade para as trocas de marcha nasceu o STI, até então alguns ciclistas que estavam pedalavam em pé tinham que se sentar no selim para poder fazer a troca de marchas, outros mais habilidosos conseguiam trocar de marcha batendo o joelho no trocador. Isso representava uma perda de  desempenho e tempo além de colocar o ciclista em risco. Assim a Shimano desenvolveu um produto que integrava a mudança de marchas e o acionamento dos freios em uma mesma alavanca. O ciclista não precisaria mais tirar a mão do guidão ou sentar-se durante a troca de marchas.

Anderson da equipe TVM experimentou o início da Shimano STI.





Esse artigo faz parte da Semana Shimano! Tudo com até 50% OFF, navegue no site e confira!

segunda-feira, 28 de março de 2016

Festival Shimano! Como nasceu o Shimano SIS Sistema Indexado Shimano

Em 1956, quando a Shimano lan;ou o seu primeiro sistema de mudança de velocidades, além do trabalho de forjas a frio forjados para produzir os componentes, revolucionou o ciclismo. Lentamente, ao longo dos anos a Shimano lançou novos componentes para formar grupos completos que conhecemos hoje.

Em 1965 ela começou a abrir as portas para o exterior através da abertura de seu primeiro escritório em Nova York. Atualmente, possui muito mais de 20 unidades fora do Japão, entre fábricas e escritórios com distribuidores espalhados ao redor do mundo.

Dura-Ace 1984

Você sabia que em 1984 a Shimano mudou a história da bicicleta com o lançamento de um sistema que indexava as marchas chamado SIS, na linha Dura Ace. Pois até então para se trocar de marcha o ciclista precisava “encontrá-las”, a troca dependia da sensibilidade e experiência do ciclista para saber quando a marcha estava  bem encaixada. A tecnologia SIS sincroniza o acionamento do trocador com o câmbio, assim quando se aciona o trocador e se ouve o clique você já sabe que a marcha mudou, “um clique = uma marcha”.

 

Linha Evolutiva da Shimano


Shimano M700 antecessor do Deore XT

Já em 1986 a Shimano lançou seu primeiro grupo Deore, chamado XT, que foi uma revolução em comparação com Shimano M700 que vinha sendo usado desde 1981. Este novo grupo incorporou uma nova tecnologia SIS index, que estaria presente nos anos seguintes.

Shimano XT mais atual a esquerda e a direita seu antecessor Shimano M700

Esta tecnologia foi aplicada ao desviador traseiro para melhorar a eficiência e desempenho. A mudança teve um cassete de 6 velocidades, que ao longo do tempo evoluiu para o cassete de 11 velocidades de hoje.

Esse artigo faz parte da Semana Shimano! Tudo com até 50% OFF, navegue no site e confira!


Equipe Bike Point vence volta internacional no Uruguai

A equipe Bike Point / Fme Criciúma de ciclismo Junior participou com êxito da 48ª Volta Ciclística Internacional 500 Milhas Del Norte Del Uruguai entre os dias 21 a 26 de março.



O grupo formado por seis atletas viajou para Uruguai com a pretensão de buscar mais um título para o Brasil, e os garotos não decepcionaram e venceram com propriedade.
Após cinco etapas e muitos quilômetros percorridos a vitória ficou com Leonardo Finkler (17) que demostrou superioridade na prova de contra o relógio da quarta etapa. O grupo se manteve homogêneo e protegeu o líder logo na primeira etapa. A equipe foi vice-campeão com Matheus Braz e terceiro lugar com Crystian Fronza.




Além da primeira colocação geral na categoria revelação (até 18 anos), a equipe subiu ao pódio na terceira colocação entre os atletas da elite. Outra premiação que o grupo obteve foi o terceiro na classificação por equipes entre as 25 equipes que se dividiram entre os 130 corredores que largaram a volta.



A equipe Bike Point / Fme Criciúma retorna para o Brasil com a certeza que o país vem mudando sua cultura ciclística em vários aspectos, tanto no desenvolvimento do esporte profissional, com grandes equipes e fortes competições como no âmbito da mobilidade urbano e social com o acréscimo do uso da bicicleta por todo pais.



O técnico Gustavo Freitas agradece aos atletas Crystian Fronza, Dalton Assis, Leonardo Finkler, Matheus Braz, Vinicius dos Santos e Kelvin Batista pelo empenho, disciplina e competência nos disputas das etapas.
A equipe retorna as competições no próximo fim de semana na disputa do troféu Jornalista Roberto Alves em Florianópolis.

Equipe Funvic & Soul Cycles parabeniza equipe Bike Point!

A equipe Funvic & Soul Cycles parabeniza a Bike Point pela participação na 48ª Volta Ciclística Internacional 500 Milhas do Norte, realizado no Uruguai. Como eles citaram na pagina oficial no facebook "Parabéns para os jovens ciclistas da equipe de Criciúma que fizeram bonito, conquistando várias premiacões na 48ª Volta Ciclística Internacional 500 Milhas do Norte, realizado no Uruguai.
Trabalhos assim vão garantindo o futuro do ciclismo no Brasil!
‪#‎tamosjuntos‬ ‪#‎futurodociclismobrasileiro‬"


Obrigado Funvic & Soul Cycles pelo reconhecimento! #‎tamosjuntos‬ ‪#‎futurodociclismobrasileiro‬

Para quem tiver interesse em acompanhar a equipe Funvic & Soul Cycles basta acessar aqui!

quinta-feira, 24 de março de 2016

Você conhece a História da Shimano?

Durante o Festival Shimano Bike Point vamos publicar uma série de curiosidades a respeito da Shimano, desde a sua história, passando pelo Shimano SIS que temos certeza que você se lembra da sua primeira bike com esse tipo de equipamento até as novas tecnologias aplicadas pela Shimano! Nada mais justo começar pela origem.
Em 1921, com apenas 26 anos, o sr. Shozaburo Shimano fundou a Shimano Iron Works, localizada na cidade de Sakai – próxima a Osaka e hoje uma das maiores cidades do Japão. No passado, foi conhecida como “Cidade de Armas”, devido a sua grandiosidade no manuseio do metal, entretanto hoje é intitulada a “Cidade das Bicicletas”.



O primeiro componente produzido pela Shimano foi a roda livre de uma velocidade, denominada 3.3.3. Esse produto foi uma grande evolução para a bicicleta ditando um novo rumo à empresa: qualidade, durabilidade e eficiência. O 3.3.3. possuía padrões universais, pois o Sr. Shozaburo Shimano já visava a exportação e consequente expansão da empresa mundialmente.


Aos poucos as grandes montadoras de bicicleta começaram a utilizar os componentes Shimano nas suas Bikes. E com a evolução nas pequisa e no desenvolvimento de novos materiais nos meados da década de 50 começaram as primeiras produções de componentes com forja a frio. Ainda hoje essa técnica é utilizada na produção de componentes chegando ao ponto de ser o grande diferencial da marca. Foi questão de tempo para a empresa se tornar referencia mundial assumindo a condição de lider no segmento. Com uma filosofia simples que tinha como base desenvolver produtos que tornassem o pedalar sempre mais seguro, mais confortável e mais eficiente a Shimano inovou e continua a inovar a nossa experiencia ao pedalar.


Festival Shimano Bike Point!


sexta-feira, 18 de março de 2016

Bike Point compete no Uruguai durante a semana santa!

Para os amantes da bicicleta uma boa competição de ciclismo é uma corrida por etapas, onde o publico e os atletas descobrem qual é o ciclista mais resistente depois de alguns dias de muitos quilômetros rodados por diversas estradas.



Por isso que existem as grandes voltas ciclísticas, entre elas a mais importante do planeta se chama Volta da Franca. Tão famosa quando difícil. Uma prova de 21 dias seguidos com mais de 3500 quilômetros. A volta da Franca possui uma tradição com mais de 100 anos de historias.

No Brasil a volta de maior tradição e longevidade é a de santa Catarina com 24 anos. Do qual percorre as principais rodovias do estado catarinense.

No Uruguai as Voltas ciclísticas são tradicionais nos pais. Os hermanos têm no esporte do pedal uma das suas principais paixões. A envergadura do ciclismo uruguaio se mede na medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Sidney com o ciclista Milton Wynants em 2000.

Há quase uma década que a equipe de Criciúma é convidada a participar da Volta Ciclística 500 Milhas Del Norte Del Uruguai. No estado de Artigas no norte dos pais. Competição está que possui 48 anos de vida, na qual Criciúma já venceu seis edições na categoria ate 18 anos.

Para este ano o grupo está muito preparado para as cinco etapas do dia 22 a 26 de março pelas estradas interioranas do norte do Uruguai.

A equipe Bike Point/Fme Criciúma viaja dia 21 de março com o seguinte grupo;

Crystian Fronza
Dalton Assis
Leonardo Finkler
Matheus Braz
Vinicius dos Santos
Kelvin Batista
Rodrigo De Bem
Artur Simeoni

O técnico Gustavo Freitas agradece a confiança aos apoiadores da equipe, Djalmas Refeições, Andrade e Toca do Casario restaurante.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Esteja preparado para a nova estação!



Os cientistas sabem que os seres humanos e outros mamíferos têm um relógio interno que governa nossos ciclos de sono, entre outras funções diárias. A luz nos fornece pistas não visuais que influenciam aspectos como dilatação da pupila, estado de alerta, níveis de melatonina e modulação da frequência cardíaca. Tudo isso se torna mais visível com a mudança de estação. Por mais que a mudança de estação não seja imediata, ela vai aos poucos mudando, seja a temperatura, o sol, horários de pico de temperatura, essa mudança tem que ser aos poucos adaptada. Muitos começam uma atividade física no verão e querem dar a continuidade para ela ao longo do ano, então atenção com a maneira que você a inicia. O bom aquecimento antes de uma atividade física é fundamental em qualquer época do ano sobre qualquer situação, porem quando temos uma mudança de estação é muito importante levar essa mudança a serio, entenda por que: quando o nosso corpo começa uma atividade com uma temperatura ou ambiente diferente, no caso quando mais frio, ele leva mais tempo para estar preparado para essa atividade. Quando fazemos uma atividade física sem um pré aquecimento nosso corpo fica a perigo de lesões, quando no frio esse risco é ainda maior pois os músculos ficam contraídos aumentando as chances de uma lesão rompendo-os ou estirando-os em algum ponto. Para tanto o importante é um aquecimento pré treino, entre 10 e 15 minutos, dependendo da atividade. Muitos falam que o aquecimento é besteira e que ao longo do pedal você se aquece, não caia nessa conversa! Aquecimento é importante em todos os esportes, pode notar na Tv ou em qualquer evento esportivo os atletas se aquecendo, você acha que eles se aquecem já praticando a atividade? Pelo contrario, primeiro o aquecimento e depois ele se insere na prova já preparado. O aquecimento não te deixa cansado, não caia nessa conversa.

Outro fator importante que deve ser levado a serio nessa transição de estação do verão para o outono ou em qualquer outra transição é a vestimenta, as roupas adequadas para a atividade. Assim como temos certas vestimentas para cada modalidade, também temos para cada situação do ano. Citamos a um tempo atrás sobre a vestimenta correta para o ciclista em um artigo, mas nesse momento vamos falar justamente sobre a mudança repentina que pode acontecer no pedal. Com o passar das estações do verão para inverno, os dias escurecem mais cedo e a temperatura ao fim do dia cai muito rápido. Para resolver esse problema recorremos a roupas que pode te ajudar nesse momento, como coletes e jaquetas corta vento, que protege não só do vento mas também da mudança de temperatura e da chuva.


Temos as jaquetas de ciclismo também mas quando falamos em transição de temperatura o colete corta vento entra como sua proteção para esse momento.

Não espere a mudança de estação, assim como você precisa de aquecimento para pedalar você precisar estar com a vestimenta adequada para se proteger.



segunda-feira, 14 de março de 2016

GT - O sucesso de vendas em 2016 está de volta!

GT - O sucesso de vendas em 2016 está de volta! 


segunda-feira, 7 de março de 2016

Sapatilhas Sidi! Sapatilhas para Campeões!











Bike Point vence na categoria Junior o 6º Desafio da Serra do Rio do Rastro


Crystian fronza protagonizou a primeira conquista da temporada para equipe Bike Point / Fme Criciúma.



Entre os 1500 atletas que largaram no 6ª Desafio da Serra do Rio do Rastro, estavam iniciantes, aspirantes e profissionais do naipe masculino e feminino. Entre eles a equipe de ciclismo de Criciúma obteve resultados expressivos para a primeira prova do ano.

As 06h40min da manhã deste domingo largaram os atletas da categoria juvenil, entre eles estava Bruno Renato da equipe de Criciúma que conquistou o lugar mais alto do pódio na categoria ate 16 anos com bicicleta de Mountain Bike.

Pontualmente às 7 horas da manhã largou a prova com bicicletas de ciclismo de estrada, na categoria profissional o vencedor foi Everson Camilo. Na categoria Junior, atletas ate 18 anos, o ciclista de Criciúma Crystian Fronza foi o mais rápido e concluiu a distancia de 24,5 quilômetros da prova em uma hora e sete minutos. Seu companheiro de equipe Vinicius dos Santos terminou em terceiro lugar e Dalton Silva completou o pódio na quinta posição.



Na categoria feminina a atleta Lígia Venturini obteve um excelente resultado na categoria elite. A atleta ainda não possui idade para a categoria Elite, seu destaque ficou por conta do seu desempenho, subindo a serra na frente de todas as atletas da sua idade.

A equipe Bike Point / Fme Criciúma demonstrou que todos os treinamentos desde o fim do ano passado seguem com resultado positivo. O grupo segue a preparação para a tradicional Volta Ciclística Internacional 500 milhas do norte do Uruguai, que será disputada entre o dia 22 a 27 deste mês na cidade de Artigas.

O técnico Gustavo Freitas agradece aos apoiadores desta equipe o carinho e ajuda com o grupo. Djalmas Refeições , Restaurante Andrade e Restaurante Toca do Casario.


quinta-feira, 3 de março de 2016

http://www.bikepointsc.com.br/noticias/Bike-Point---FME-Criciuma-apresenta-sua-equipe-para-2016-no-6-Desafio-da-Serra-do-Rio-do-Rastro-708

Para qualquer ciclista de todas as idades e disciplinas, a serra do Rio do Rastro é um desejo guardado no pensamento. Dito isso, a Federação Catarinense de Ciclismo proporciona há seis anos um desafio a todos os ciclistas que desejam matar sua vontade de superar seus limites, em uma das estradas mais bonitas do mundo, a serra do Rio do Rastro.



O 6ª Desafio da serra do Rio do Rastro acontece no inicio de toda a temporada. A temporada 2016 do campeonato catarinense inicia neste dia 6 de março na cidade de Lauro Muller.

A equipe de ciclismo Bike Point/FME Criciúma inicia sua 17ª temporada consecutiva. Um trabalho iniciado em 1999 por Gustavo Freitas, criciumense nato, depois de quase duas décadas colhe seus frutos na formação de grandes atletas.

A competição em Lauro Muller deste ano superou todos os recordes em numero de inscritos nas duas disciplinas que possui, uma na bicicleta de Mountain Bike e outra na bicicleta de velocidade, um total de 1500 atletas.



Um dos maiores eventos do Brasil em numero de atletas e infraestrutura, a serra será fechada com exclusividade para todos pedalarem com tranquilidade e segurança durante o período da subida. Vence o atleta que fizer o percurso de 24 quilômetros em 1200 metros de desnível em menor tempo.

O time de Criciúma estará presente em duas categorias;

Na categoria Juvenil (até 16 anos) com Artur Simeoni, Bruno Renato Vieira, Rodrigo De Bem e Alan Labatut.

Na categoria Junior (até 18 anos) com Leonardo Finkler, Kelvin Mendes, Dalton Jose Assis, Crystian Fronza e Vinicius dos Santos.

A equipe Bike Point/Fme Criciúma se orgulha de chegar em 2016 com quatro atletas cotados a largarem os Jogos Olímpicos do Rio. Atleta que passaram pela cidade e ou ainda correm pela equipe. São eles Henrique Avancini, Murilo Fischer, Caio Godoy e Kacio Freitas.

O ciclismo de Criciúma segue sua trajetória dia 20 de março para uma disputa internacional, as 500 Milhas Del Norte Del Uruguay. Competição de seis dias na cidade de Artigas.

O técnico Gustavo Freitas agradece a confiança aos apoiadores da equipe, Djalmas Refeições, Andrade e Toca do Casario restaurante.