Páginas

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A polêmica conversa sobre o motor na Bike!


A tecnologia esta em tudo! Seja em qual.objeto que for a tecnologia esta presente, eletrodomésticos, roupas, na comida. É difícil pensarmos um.objeto.que não passe pelos upgrades, seja o celular que cada vez mais adquire novas funções ou o seu relógio, que além de relógio, é gps, contador de passo mede a sua frequência cardíaca e no final do dia você tem o quanto de atividade física você exerceu. Combustível sendo substituído por energia elétrica. Enfim temos umas vasta gama de exemplos que podemos aqui citar, sim uma infinidade de novidades. Mas hoje uma novidade que esta gerando uma polemica é o famoso motor na bike. Como poderíamos chamar? Bike elétrica? Bike motorizada? Os nomes são muitos mas uma coisa é certa o motor esta se fazendo presente e você não nota. Alias aquele amigo que diz que pedala mais que você não ta com um motor escondido na bike? Sim é imperceptível e nem barulho faz! Mas deixando a brincadeira de lado a coisa é seria!


O caso mais recente foi a da ciclista britânica Femke Van den Drieesche, que no caso é primeiro dopping mecânico confirma no ciclismo. Desde 2010 existem suspeitas de motores sendo usados nas provas de ciclismo, para tanto a UCI começou a analisar e rever as regras para fiscalizar as bikes. Em 2015 a UCI vem fiscalizando cada vez mais as bikes utilizadas no esporte.


Greg Lemond desmonstrando uma bike com motor


O motor na bike não é uma novidade e desde 1970 ja vem sendo estudado e aplicado.
 
Muitas bikes hoje oferecem o sistema assistido tambem chamado de E-Bike, um sistema que te ajuda em momentos mais críticos de subida e nas mais diversas situações e que não é novidade, ja temos algumas disponíveis no mercado desde 2012, mas que a cada ano apresenta novidades. 


Specialized Turbo Levo fsr

Vislumbrando um pouco o futuro, é de se imaginar que em breve vamos ter sim bikes como motor e de fácil acesso, tanto nas competições quanto nas pedaladas casuais, seja criando uma categoria especifica, ou provas de regularidade, vai muito das regras e da adaptação ao esporte. 


USA Cycling Fatbike Championships

Temos o exemplo das fat bikes que aos pouco chegaram ao mercado e hoje temos provas para essa bike como o USA Cycling Fatbike Championships que rolou em 2015. Outra modalidade que esta chamando a atenção é o ciclocross, que se utiliza de bikes speed/road modificadas em terrenos tipo cross country que já tinha uma potencia internacional e aos pouco vem chegando ao Brasil. Citamos esses casos como exemplos de novidades que são apresentadas ao mundo da bike e são incorporadas ao esporte competitivo. Enfim o legal é ver onde vão chegar essas novas possibilidades, até onde podemos chegar e o quanto temos a explorar das Bikes. Mas fica claro toda forma de dopping, incluindo o mecânico não é legal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário