Em 1956, quando a Shimano lan;ou o seu primeiro sistema de mudança de velocidades, além do trabalho de forjas a frio forjados para produzir os componentes, revolucionou o ciclismo. Lentamente, ao longo dos anos a Shimano lançou novos componentes para formar grupos completos que conhecemos hoje.
Em 1965 ela começou a abrir as portas para o exterior através da abertura de seu primeiro escritório em Nova York. Atualmente, possui muito mais de 20 unidades fora do Japão, entre fábricas e escritórios com distribuidores espalhados ao redor do mundo.
Dura-Ace 1984
Você sabia que em 1984 a Shimano mudou a história da bicicleta com o lançamento de um sistema que indexava as marchas chamado SIS, na linha Dura Ace. Pois até então para se trocar de marcha o ciclista precisava “encontrá-las”, a troca dependia da sensibilidade e experiência do ciclista para saber quando a marcha estava bem encaixada. A tecnologia SIS sincroniza o acionamento do trocador com o câmbio, assim quando se aciona o trocador e se ouve o clique você já sabe que a marcha mudou, “um clique = uma marcha”.
Linha Evolutiva da Shimano
Shimano M700 antecessor do Deore XT
Já em 1986 a Shimano lançou seu primeiro grupo Deore, chamado XT, que foi uma revolução em comparação com Shimano M700 que vinha sendo usado desde 1981. Este novo grupo incorporou uma nova tecnologia SIS index, que estaria presente nos anos seguintes.
Shimano XT mais atual a esquerda e a direita seu antecessor Shimano M700
Esta tecnologia foi aplicada ao desviador traseiro para melhorar a eficiência e desempenho. A mudança teve um cassete de 6 velocidades, que ao longo do tempo evoluiu para o cassete de 11 velocidades de hoje.
Esse artigo faz parte da Semana Shimano! Tudo com até 50% OFF, navegue no site e confira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário