Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2016

Esteja preparado para a nova estação!



Os cientistas sabem que os seres humanos e outros mamíferos têm um relógio interno que governa nossos ciclos de sono, entre outras funções diárias. A luz nos fornece pistas não visuais que influenciam aspectos como dilatação da pupila, estado de alerta, níveis de melatonina e modulação da frequência cardíaca. Tudo isso se torna mais visível com a mudança de estação. Por mais que a mudança de estação não seja imediata, ela vai aos poucos mudando, seja a temperatura, o sol, horários de pico de temperatura, essa mudança tem que ser aos poucos adaptada. Muitos começam uma atividade física no verão e querem dar a continuidade para ela ao longo do ano, então atenção com a maneira que você a inicia. O bom aquecimento antes de uma atividade física é fundamental em qualquer época do ano sobre qualquer situação, porem quando temos uma mudança de estação é muito importante levar essa mudança a serio, entenda por que: quando o nosso corpo começa uma atividade com uma temperatura ou ambiente diferente, no caso quando mais frio, ele leva mais tempo para estar preparado para essa atividade. Quando fazemos uma atividade física sem um pré aquecimento nosso corpo fica a perigo de lesões, quando no frio esse risco é ainda maior pois os músculos ficam contraídos aumentando as chances de uma lesão rompendo-os ou estirando-os em algum ponto. Para tanto o importante é um aquecimento pré treino, entre 10 e 15 minutos, dependendo da atividade. Muitos falam que o aquecimento é besteira e que ao longo do pedal você se aquece, não caia nessa conversa! Aquecimento é importante em todos os esportes, pode notar na Tv ou em qualquer evento esportivo os atletas se aquecendo, você acha que eles se aquecem já praticando a atividade? Pelo contrario, primeiro o aquecimento e depois ele se insere na prova já preparado. O aquecimento não te deixa cansado, não caia nessa conversa.

Outro fator importante que deve ser levado a serio nessa transição de estação do verão para o outono ou em qualquer outra transição é a vestimenta, as roupas adequadas para a atividade. Assim como temos certas vestimentas para cada modalidade, também temos para cada situação do ano. Citamos a um tempo atrás sobre a vestimenta correta para o ciclista em um artigo, mas nesse momento vamos falar justamente sobre a mudança repentina que pode acontecer no pedal. Com o passar das estações do verão para inverno, os dias escurecem mais cedo e a temperatura ao fim do dia cai muito rápido. Para resolver esse problema recorremos a roupas que pode te ajudar nesse momento, como coletes e jaquetas corta vento, que protege não só do vento mas também da mudança de temperatura e da chuva.


Temos as jaquetas de ciclismo também mas quando falamos em transição de temperatura o colete corta vento entra como sua proteção para esse momento.

Não espere a mudança de estação, assim como você precisa de aquecimento para pedalar você precisar estar com a vestimenta adequada para se proteger.



Nenhum comentário:

Postar um comentário