Páginas

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Tecnologia Di2 da Shimano chega ao nível Deore XT

Posicionado em um nicho entre competidores profissionais e ciclistas de fim de semana, o grupo de componentes XT dá destaque à alta competitividade e habilidade dos mountain bikers - ciclistas auto-suficientes das montanhas. Bikers que dedicam várias horas por dia de treino para manterem-se em forma e prontos para serem testados contra os melhores: eram esses mountain bikers amadores que a Shimano tinha em mente quando desenvolveu o Deore XT Di2 M8050.

O ciclista iniciante que já sonhou em vencer uma corrida, fez a inscrição em uma prova que não tinha ideia se deveria estar ali, colocou o numeral e olhou em volta com um pouco de inveja para as bikes dos outros competidores, é de você que a Shimano está falando. Para quem almeja os componentes mais modernos em busca da tecnologia para transformar o pedal, então a resposta é Shimano Deore XT Di2 M8050.

A tecnologia para transformar o seu pedal - Dois anos depois de lançar o primeiro sistema eletrônico de mudança de marchas para o Mountain Bike, a Shimano apresenta a potência e a tecnologia que transformarão drasticamente a forma com que o ciclista pedala hoje: o Deore XT Di2. Ao toque de um botão e com apenas um trocador, muda-se as marchas com extrema exatidão, rapidez e precisão.

Quando a trilha de repente se transformar em uma subida, a transmissão do Deore XT Di2 responderá à todas as necessidades. Quando as mãos estiverem doloridas após horas de pedal, um leve toque no botão do Di2 é tudo o que é preciso para ir para uma marcha mais eficiente. Junto com a tecnologia Synchro Shift, que ajusta automaticamente o câmbio dianteiro e a linha da corrente, o cilista tem sempre a opção certa de marchas para fazer mudanças de forma rápida em subidas duras, descidas mais técnicas ou na pura adrenalina da competição.

Assim como o câmbio traseiro mecânico do Shimano Deore XT M8000, o câmbio eletrônico do Deore XT Di2 M8050 também inclui a tecnologia Shadow RD+, projetada para eliminar o balanço da corrente e mantê-la nos pinhões mesmo em diversas situações de terreno, permitindo trocas de marcha mais estáveis.

Porém, a tecnologia mais inovadora presente no Deore XT Di2 M8050 é a nova conexão wireless bluetooth com o programa E-TUBE da Shimano, sistema usado pela Shimano para configurar e controlar a forma como o Di2 se comporta. Por meio da tecnologia bluetooth, ciclistas e mecânicos poderão se comunicar por wireless com computadores, tablets ou smartphones pelo sistema de informações display SC-MT800 e por nova bateria. Assim como a customização wireless em oficina, o ciclista pode configurar um padrão de trocas de marchas de sua preferência na trilha através de um aplicativo em seu smartphone.

Além disso, o Sistema Shimano wireless D-Fly Data Management permite que o o ciclista veja informações da bateria e de marchas, em displays de outros dispositivos compatíveis (por exemplo, ciclo-computadores). Essa tecnologia está embarcada nos componentes do Deore XT Di2 e estará disponível como upgrade para os ciclistas que utilizam Shimano XTR Di2, seja com o display de informação SC-MT800 ou o SC-M9051, além de uma nova bateria, interna ou externa.

Os componentes da aventura - Falando dos componentes em si, o foco do desenvolvimento do Deore XT Di2 M8050 está no sistema de transmissão. Os trocadores Firebolt, dianteiro e traseiro SW-M8050, foram projetados para oferecer uma operação fácil e trocas de marcha precisas com uma ação de rotação ergonômica, um clique simples e curto, além de múltiplas possibilidades de trocas sem esforço. A posição do botão de mudança do Firebolt é customizável e pode ser posicionado exatamente na posição de descanso natural do dedão do ciclista. Isso permite mudanças rápidas sem precedentes, que combinam os esforços do ciclista

A tecnologia Synchro Shift inerente aos trocadores, significa que os ciclistas podem escolher ter apenas um trocador para dar conta das mudanças dianteiras e traseiras. Um mapa de trocas de marcha customizável permite que sejam programadas as marchas em que o Di2 faz a mudança automática para a coroa maior, quando é feita as trocas para os pinhões menores; ou para a coroa menor, quando subindo para os pinhões maiores. Seja qual for a razão de marchas escolhida, a filosofia Shimano Rhythm Step garante que os ciclistas mantenham uma cadência e estilo de pedal fluidos, sem grandes saltos entre as marchas, nem juntas ou músculos sobrecarregados. Apenas um pedalar mais leve proporcionado pelo alcance de marchas. Sem comprometimento, apenas foco na simplicidade e na diversão.

Os trocadores são projetados para trabalharem em harmonia com o display de informações SC-MT800, o câmbio traseiro RD-M8050 e o câmbio dianteiro FD-M8070. O display do sistema de informações SC-MT800 apresenta a marcha e os níveis de bateria, e é também o ponto de controle de operação do ajuste fino, da função de reinicialização e do ajuste wireless da velocidade das mudanças múltiplas de marcha e operação do Synchro Shift pelo computador, tablet ou smartphone.

Os câmbios dianteiro e traseiro, FD-M8070 e RD-M8050, mantém a precisão e estabilidade nas mudanças desenvolvidas para o XTR Di2. O sistema automático de ajuste do câmbio dianteiro, controlado por computador, mantém o sistema de marchas rodando suave. Enquanto isso, nas mudanças traseiras, as trocas são uniformes mesmo sob cargas e pressão em subidas íngremes, ou quando os cassetes estão cheios de lama. Os motores dos câmbios são duas vezes mais fortes do que os do Dura-Ace e do Ultegra Di2, para oferecerem trocas precisas em condições adversas.

A performance da bateria é idêntica à do irmão XTR Di2, permitindo no mínimo centenas de quilômetros de funcionamento sob uso pesado (por exemplo: várias mudanças de marcha em coroas triplas e utilização de aparelhos auxiliares). O display de Led indica a carga da bateria e apaga após alguns segundos sem utilização, para economizar a vida útil da mesma. Se o ciclista sentir que está com pouca carga, a recarga da bateria dura cerca de 90 minutos e as baterias internas têm fácil funcionamento estilo plug and play.

A durabilidade também está alinhada com os componentes do XTR Di2. Um sistema selado e à prova d’água garante que os sinais eletrônicos do Deore XT Di2 resistirão à lama, água e poeira, nas piores condições. Além disso, sem a preocupação de cruzar as marchas, com o amaciamento de cabos ou de ter que ajustá-los, as mudanças de marcha serão incrivelmente consistentes.

Os componentes do Shimano Deore XT Di2 estarão disponíveis no Brasil à partir do último trimestre de 2016.


Sobre a Shimano - Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007.

A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário